top of page
Grão Snacks

Eletrólitos, por que são tão importantes?

Atualizado: há 11 horas


Os eletrólitos não fornecem energia, mas você precisa deles em pequenas quantidades para muitas coisas como por exemplo, ser responsáveis por impulsos elétricos essenciais para os movimentos musculares.

Certamente, você está cansado de ouvir que mais da metade do nosso corpo é composto de água. A comunidade médica, considera que essa água fica confinada em vários espaços, denominados compartimentos de líquidos. Entre eles, três são considerados como principais, o líquido interior das células, o líquido no espaço em torno das células e o sangue. Para mantermos vivos e funcionarmos corretamente, os níveis de água nesses compartimentos deve permanecer estável e para isso, é essencial prestar atenção redobrada à hidratação.


Basicamente, esses líquidos são encarregados de transportar partículas essenciais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo, essas partículas, são eletrólitos. Eles fazem parte de processos fisiológicos do corpo, que dependem de uma pequena corrente elétrica para funcionar. Assim, eles interagem entre si e com as células dos tecidos, nervos e músculos e mantêm o organismo em bom funcionamento.


Então, o que são eletrólitos?


Eletrólitos são partículas que, numa solução aquosa, carregam uma carga elétrica positiva ou negativa. Quando dissolvidos, permitem a condução de uma corrente elétrica. No nosso organismo, esses eletrólitos são minerais e macro minerais encarregados de transportar água para nossa células, o que já é de suma importância. Também são responsáveis por impulsos elétricos essenciais para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e para uma hidratação eficiente. Curioso para saber quais os eletrólitos que o nosso corpo precisa e usa todos os dias? Vamos lá!


  • Sódio. O eletrólito mais abundante em seu corpo, o sódio ajuda as células a absorver nutrientes e a manter o equilíbrio correto de fluidos.


  • Magnésio. Ajuda a transformar nutrientes em energia, especialmente para ajudar nas contrações musculares e nas células nervosas do cérebro.


  • Potássio. É fundamental para o funcionamento adequado do coração e atua em conjunto com o sódio para manter o equilíbrio de fluidos nas células do corpo.


  • Cálcio. Além de construir ossos e dentes, este eletrólito ajuda a controlar a função muscular, apoia a função nervosa e ajuda a controlar o ritmo cardíaco.


  • Cloreto. O segundo eletrólito mais abundante em seu corpo, o cloreto desempenha um papel fundamental no equilíbrio de fluidos e ajuda seu corpo a manter seu equilíbrio natural de pH.


  • Fosfato. Este eletrólito é um componente chave das moléculas que compõem o seu DNA. Ajuda as células a metabolizar nutrientes e transporta produtos químicos e moléculas para fora das células.


  • Bicarbonato . O dióxido de carbono que não é excretado do corpo pelos pulmões é reciclado em bicarbonato, que seu corpo usa para manter os níveis de pH do sangue.


Por que eletrólitos são tão importantes?


Os eletrólitos não fornecem energia, mas você precisa deles em pequenas quantidades para muitas coisas, incluindo metabolismo, construção de ossos e dentes, construção de imunidade e – o mais importante – manutenção do equilíbrio de fluidos do corpo. Um corpo humano adulto é composto por cerca de 60% de água. Pense nisso. A quantidade de água em seu corpo é enorme e importante. Flutuações nessa quantidade (muito ou pouco) podem causar problemas de saúde significativos. Os eletrólitos ajudam o corpo a manter um bom equilíbrio de fluidos dentro e fora das células. Ao fazermos uma lista das funções mais relevantes dos eletrólitos, encontramos:


  • Equilibrar fluidos dentro e ao redor das células do seu corpo.

  • Equilibrar o nível de pH do seu sangue.

  • Prevenir batimentos cardíacos irregulares (manter o ritmo cardíaco constante).

  • Ajudar ao seu corpo a metabolizar nutrientes.

  • Transportar nutrientes para dentro e para fora das células.

  • Remover resíduos das células do seu corpo.

  • Manter uma pressão arterial estável.


Faixas normais de eletrólitos.


Os níveis de eletrólitos são medidos por meio de um exame de sangue. Seus resultados são afetados pela idade, sexo e condições de saúde preexistentes. Os resultados dos testes que mostram níveis de eletrólitos muito altos ou muito baixos podem indicar que algo está acontecendo com sua saúde que precisa ser resolvido. Mas ter um painel eletrolítico de laboratório que mostra números fora dessas faixas não significa necessariamente que haja um problema. Dependendo do seu histórico de saúde e de quão fora desses intervalos estão seus resultados, seu médico provavelmente solicitará testes adicionais para obter mais informações. Geralmente, os intervalos normais de eletrólitos para adultos são: 

Eletrólito

Intervalo normal

Sódio

136 a 144 mmol/L

Magnésio

1,7 a 2,2 mg/dL

Potássio

1,7 a 2,2 mg/dL

Cálcio

8,5 a 10,2 mg/dL

Cloreto

97 a 105 mmol/L

Fosfato

2,5 a 4,8 mg/dL

Bicarbonato

22 a 30 mmol/L

Vale lembrar que as informações contidas neste Blog ou qualquer outra plataforma que compartilhe conteúdo relacionado à saúde, devem ser sempre, consultadas com um profissional. O intuito deste espaço, é de que esse conteúdo estimule o interesse em em temas relacionados à qualidade de vida e Bem-estar, jamais, tentar orientar ou sugerir tomada de decisões baseadas nas mesmas.


Dito isso, podemos continuar com o nosso "passeio" por outros assuntos relevantes...  Você sabia que como os eletrólitos são tão importantes para o bom funcionamento do seu corpo, ele faz um ótimo trabalho regulando os eletrólitos por conta própria? Você obtém a maior parte dos eletrólitos dos minerais presentes nos alimentos e bebidas que consome. No entanto, os eletrólitos podem ficar desequilibrados...


O que causa a perda de eletrólitos?


Com a quantidade baixa ou alta de eletrólitos, o corpo pode desenvolver distúrbios eletrolíticos que prejudicam os sistemas vitais e podem causar problemas de saúde.


Se você tem má hidratação, está suando mais do que o normal, vomitando, bebendo muita água pura ou não seguindo uma dieta balanceada , por exemplo, você pode correr o risco de sofrer um desequilíbrio eletrolítico. Nesse caso, você pode obter mais eletrólitos por meio de alimentos, líquidos e/ou suplementos. Esteja atento, alguns dos motivos mais comuns, para assim, evitar um desequilíbrio:


  • Desidratação. Não beber água de forma consistente ou não ingerir líquidos suficientes.


  • Excesso de suor. Seja como uma resposta aguda (ao calor ou movimento) ou como uma condição crônica.

     

  • Desnutrição. Não obter uma ingestão consistente de nutrientes essenciais ou ingerir alguns em excesso e ingerir pequenas quantidades de outros.


  • Beber álcool. Seu corpo excreta água e eletrólitos em resposta ao álcool.


  • Condições crônicas de saúde. Incluindo doenças da tireoide, doenças renais, distúrbios da glândula adrenal ou câncer.


  • Vômito ou diarreia. Como resposta a infeções, medicamentos, intoxicação alimentar, problemas gastrointestinais, gravidez , tratamentos médicos, estresse, enjoo, cheiros ou concussão.

     

  • Transtorno alimentar . Condições como anorexia nervosa e bulimia nervosa afetam o equilíbrio eletrolítico.

     

  • Queimaduras. A pele ajuda a proteger contra a perda de líquidos e eletrólitos, portanto, lesões na pele podem resultar em desequilíbrio eletrolítico, especialmente queimaduras graves.

     

  • Beber muita água. Pode causar um desequilíbrio eletrolítico conhecido como hiponatremia ou intoxicação por água.


  • Tomar diuréticos. Se lhe forem prescritos diuréticos para reduzir o acúmulo de líquidos, seu médico provavelmente testará seus níveis de eletrólitos regularmente, pois esses medicamentos podem perturbar seu equilíbrio.


Espero que a informação tenha sido útil. Numa outra postagem, abordaremos quais os alimentos que são ricos em eletrólitos, como repor adequadamente e quais as receitas caseiras que podem ser incluídas na nossa rotina para manter nossos eletrólitos equilibrados. Cuide-se :)




Snacks proteicos zero glúten. Baixo teor de sódio, açúcar e gordura saturada.





Comments


bottom of page