top of page
Grão Snacks

Esqueceu de se hidratar? Reponha!

Atualizado: há 12 horas


Estudos apontam que, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida.

Se você é do time que esquece totalmente de se hidratar durante o dia, saiba que não está sozinho. Pouco mais da metade das pessoas que usufruem do privilégio de ter acesso à agua potável ou bebidas saudáveis, não se hidratam regularmente, seja por esquecimento, preguiça ou desconforto.


Dados apontam que essa métrica melhorou consideravelmente após a pandemia, no entanto, continuamos longe do ideal. Nunca antes houve tantas pessoas carregando garrafas de água na rua. Das mais simples às mais charmosas, é impressionante a quantidade de opções disponíveis no mercado. Curiosamente, muitas dessas pessoas, preenchem o acessório antes de sair de casa e simplesmente não bebem o conteúdo!



Mas, por que devemos nos hidratar?


Para sobreviver, simples assim... Estudos apontam que, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida. Ainda, atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam um desempenho significativamente melhor quando o corpo está hidratado.


A água é um elemento fundamental no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Como o corpo não produz água, ela precisa ser reposta para que o organismo funcione regularmente. Para se ter ideia da importância da hidratação, é relevante saber que o corpo elimina, naturalmente, uma média de 2,6 litros de água por dia.


Vale observar que para recolocar a água perdida, não basta beber alguns litros e ficar despreocupado. Ao eliminar água, os eletrólitos — minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células — que estão dissolvidos nela também são eliminados.


Sem água, não funcionamos...


Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins e regulação da pressão arterial, entre outras atividades. Não está demais conferir de perto essas atividades para entender a importância de rever os nossos hábitos e incluir definitivamente o consumo regular de água na nossa rotina.


  • Células: Manter as células hidratadas é fundamental para que a absorção de nutrientes e do oxigênio seja feita. Ainda, é a água quem conduz os nutrientes para dentro das células, facilitando este processo.


  • Digestão: para que o trato intestinal funcione bem, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Desta forma, colabora para que quadros de constipação não aconteçam.


  • Rins: os órgãos responsáveis por filtrar o sangue ganham uma grande ajuda quando o corpo está bem hidratado, pois a água auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade.


  • Circulação: um corpo bem hidratado apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez. Isso porque a água deixa o sangue menos espesso, auxilia a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.


  • Cérebro: Este órgão é formado por 75% de água e a água é quem faz o transporte de nutrientes que dão a carga energética que o organismo precisa. Déficits de atenção e memória podem acontecer se o corpo não estiver com a hidratação “em dia”. Os neurônios são muito sensíveis às mudanças e à falta de nutrientes que são essenciais para o pleno funcionamento. Diante da falta de água, podem ocorrer dores de cabeça, falta de atenção, confusão mental, entre outros sintomas.


  • Pele: A desidratação favorece a retenção de líquidos e sódio no corpo. Isso porque estimula a liberação de vasopressina — hormônio produzido quando o organismo não está hidratado, o qual induz os rins a “segurarem” a água no corpo e reduzirem a urina. Como resultado, os líquidos ficam concentrados em áreas subcutâneas e formam edemas e imperfeições na pele como celulite, por exemplo.


Como saber se você está desidratado?


A falta de água e de eletrólitos é capaz de dificultar atividades simples e que não costumam ser associadas a esta questão, daí a importância de estar atento à alguns sintomas como por exemplo, dor de cabeça, retenção de líquidos, diminuição na quantidade de urina e mudança na coloração, pele e lábios ressecados, constipação, mau hálito ou déficit de atenção e memória.


Não gosta de beber água? Opção é o que não falta...


A combinação ideal para manter o corpo hidratado é consumir água rica em eletrólitos e minerais que auxiliam a absorção dos nutrientes pelas células, como cálcio, magnésio, potássio, sódio, manganês, cromo, fósforo e cloro.


A quantidade de água a ser ingerida por dia varia de acordo com as características físicas de cada indivíduo e conforme os fatores externos, como a prática de esportes e condições climáticas. Também é importante estar atento ao consumo de alimentos ricos em proteína e fibras, como os nossos snacks, por exemplo. Eles devem ser associados ao consumo de líquido.


O ideal é seguir a orientação profissional para saber a dose certa, nem todos devem beber os famosos dois litros por dia. Já quem diz que não se hidrata porque não gosta de água, não tem desculpa. São inúmeras as opções para repor o líquido perdido.


  • Água de coco natural: apresenta uma quantidade significativa de potássio, cálcio e magnésio.

  • Frutas e vegetais: são opções ricas em água, fibras e nutrientes (muitas delas contam com eletrólitos na composição).

  • Sais não refinados: adicionar sal não refinado (como o sal do Himalaia e flor de sal) na bebida traz a capacidade de melhorar a absorção de água nas células.

  • Bebidas hidratantes: bebidas que repõem sais minerais costumam ter açúcar e não conter todos os elementos necessários para recompor os nutrientes perdidos. Por isso, leia o rótulo antes de consumir e procure aquelas que são ricas em sais minerais e componentes naturais.



    Snacks proteicos zero glúten. Baixo teor de sódio, açúcar e gordura saturada.



Comments


bottom of page